Eça de Queiroz (1845–1900)

Eça de Queiroz estudou em Coimbra onde integrou o grupo da Geração de ’70, juntamente com alguns dos maiores vultos literários e intelectuais do Portugal de então. Iniciou a carreira como diplomata em 1872, continuando o seu trabalho como jornalista e, sobretudo, como escritor.

José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de novembro de 1845, na Póvoa de Varzim.

Foi educado por uma ama e, posteriormente, pela avó. Após estudos no Colégio da Lapa, no Porto, entra, em 1861, aos dezasseis anos, no Curso de Direito da Universidade de Coimbra. Aí vai conhecer, em 1864, Antero de Quental. Ainda na Universidade integra o grupo de teatro onde protagoniza, em 1865, uma peça escrita por Teófilo Braga (Resignação).

É, ainda, em Coimbra que irá fazer parte do grupo Geração de ’70, onde pontuavam alguns dos maiores vultos literários e intelectuais do Portugal de então.

Após terminar o Curso de Direito em 1866, muda-se para Lisboa onde exerce advocacia, e posteriormente para Évora, onde exerce jornalismo. Diplomata, representa Portugal em Havana (Cuba), Newcastle e Bristol (Inglaterra) e França.

Faleceu em Neuilly–sur-Seine, Paris a 16 de agosto de 1900. Foi trasladado para o Panteão Nacional em 2025.